Consequências do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para o Servidor Público

Introdução:

O Servidor Público estável pode sofrer perda de cargo em caso de conduta inadequada durante o exercício da função. No entanto, essa punição só pode ser aplicada seguindo as exigências legais estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, que prevê a perda de cargo por sentença condenatória transitada em julgado, processo administrativo com ampla defesa ou reprovação em avaliação periódica de desempenho.

O processo administrativo disciplinar é um mecanismo importante para apurar infrações cometidas pelo servidor público, garantindo o contraditório e a ampla defesa, com penas variadas de acordo com a gravidade da conduta.

Sindicância:

A apuração de infrações cometidas pelo servidor público pode ocorrer através de sindicância ou PAD. A sindicância pode ser subdividida em investigativa ou punitiva. No caso da sindicância investigativa, ocorre a apuração da possível irregularidade e da autoria da conduta, sem garantia do contraditório. O resultado da sindicância pode levar a medidas como rescisão de contratos com o Poder Público, instauração de processo de tomada de contas, arquivamento ou instauração de sindicância punitiva.

Sindicância Punitiva:

Após o levantamento dos dados, a autoridade competente pode iniciar o processo de sindicância punitiva, cujo objetivo é apurar e aplicar penalidades para condutas leves. As penas podem ser advertência ou suspensão do servidor.

Processo Administrativo Disciplinar (PAD):

Para infrações mais graves, será instaurado o PAD, cujo objetivo é apurar a autoria de ilícitos administrativos e aplicar penas mais graves, como demissão, cassação de aposentadoria, afastamento superior a 30 dias da função pública, demissão por insubordinação grave, entre outras. Neste caso, é obrigatório o respeito à garantia do contraditório e à ampla defesa.

Conclusão:

O processo administrativo disciplinar (PAD) é uma medida importante para a apuração de infrações cometidas pelo servidor público estável, garantindo a defesa do servidor e aplicando penas adequadas à gravidade da conduta. A sindicância e o PAD são ferramentas fundamentais para manter a integridade e a eficiência da Administração Pública.

Caso necessite de maiores esclarecimentos sobre esse tema ou qualquer outro assunto referente ao Direito Administrativo, podemos te auxiliar. Saiba que pode contar conosco por aqui ou através de nossos canais.

por Dr. Josevan Silva

por Dr. Josevan Silva

Atua nos ramos do Direito Civil, Consumidor, Tributário e Empresarial. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL

Veja Também

Por aqui, conteúdos novos
a cada 15 dias!

plugins premium WordPress